terça-feira, 5 de maio de 2009

Open Innovation é a estratégia para sobrevivência e crescimento

Assisti neste final de semana na National Geographic Channel um documentário sobre O Homem de Neandertal e como aconteceu sua extinção.

Isso me fez pensar bastante a respeito da necessidade de criar uma cultura de novos conhecimentos através de uma arquitetura aberta, colocando a organização interagindo com o mercado em busca de inovações.

O documentário apresentou o momento em que o O Homem de Neandertal encara um novo competidor, o Homo sapiens, que se mostrou mais adaptado para a caça e combate, pois desenvolveu a cultura de compartilhar conhecimentos e interagir com outros grupos de sua espécie.

O Homem de Neandertal durante mais de 200 mil anos pouco evoluiu suas habilidades em criar armas, utensílios domésticos e estratégias de caça. Viviam em grupos isolados e não faziam contato com outros grupos. Isso também enfraqueceu sua genética.

A partir do momento que encontrou uma espécie mais evoluída, o Homem de Neandertal foi obrigado a buscar áreas mais remotas, deixando suas áreas com mais recursos (água, caça e melhor clima) para o Homo sapiens.

Moral da história: é preciso criar formas de interagir com o mercado, e desenvolver novos conhecimentos e habilidades a partir de interações sociais com outros grupos. Isso me lembrar o conceito do Open Innovation.

Aqui no Grupo e-brand, acredito que estamos nesse caminho, pois temos iniciativas de promover eventos, criar cursos, participar ativamente de entidades nas áreas de marketing, tecnologia e propaganda, e promover ambientes online de interação. Provocando sempre oportunidades de novos experiências e aprendizado.

Mas é preciso continuar fazendo mais e melhor!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário