quinta-feira, 23 de abril de 2009

Quanto vale uma Tuitada?

Pessoal,

nos últimos dias passei mais tempo acompanhando o twitter de perto com o objetivo claro de entender as dinâmicas em torno dessa rede.

Estou surpreso com o potencial para criar boas audiências. Fazendo uso do http://migre.me comecei a medir o resultado no clique.

De 5 posts (seja com o perfil da e-brand ou o meu) cheguei a alcançar 29 cliques! Isso representa mais de 10% de retorno quase que instantaneamente. O menor ficou com 9 cliques. Os números dos posts foram 29, 28, 28, 11 e 9 cliques.

O marcelotas (Uma lenda da TV e agora no CQC) alcança um pico de 4.187 cliques em um post. Vc sabe quando isso vale em mídia de banner online??????? 800 mil views ou quase R$ 40 mil reais considerando custo de mídia num portal. (nesse cálculo considerei 0,5% de taxa de clique em banners, e o CPM com o valor de R$ 50,00)

Ele possui quase 40 mil seguidores, e agora possui um jabá da Telefonica no seu perfil do Twitter. Quanto será que custou isso?

O que isso significa? Que marcas e principalmente PESSOAS serão cada vez mais importantes e influentes, e algumas poucas serão mais importantes do que veículos de comunicação. Fato consumado!

É preciso começar a dedicar mais tempo e esforço intelectual para entrar de cabeça nesse novo mundo. Ficar perdendo tempo no Twitter não tem valor nenhum para um profissional, mas aprender e ajudar a criar o novo, SIM ISSO TEM MUITO VALOR!

P.S. Essa reflexão me fez tomar a decisão de criar esse blog! Chega de apenas fazer download, viva a cultura do UPLOAD.

7 comentários:

  1. Gilber,

    Se me permite, acho essa conta meio furada. Um tweet tá mais pra link patrocinado (formato texto, limite de caracteres) do que pra banner em mega portal pago em CPM, que é um modelo falido.

    Se chutarmos 0,25 o clique num link patrocinado, 4.000 cliques dá R$ 1 mil e não R$ 40 mil...

    Pra exemplificar, vou te dar números de uma campanha no Google: 6 meses de duração, 54 milhões de impressões, 118 mil cliques... custo total: R$ 17 mil. Aqui o CPC foi ainda mais baixo, em torno de 0.15.

    É isso, um abraço.

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  2. Anônimo, é uma pena vc não deixar o nome, se vc voltar, identifique-se! É uma questão de etiqueta digital :)

    Bom, considerando como link patrocinado, sua consideração faz sentido, MAS....

    O modelo de assessoria de comunicação utiliza como métrica de ROI o espaço publicitário. Ou seja, se sai uma matéria sobre um produto num jornal ou revista, leva-se em consideração quanto custaria esse espaço caso a matéria fosse um anuncio.

    Link patrocinado é totalmente ON DEMAND. E se ninguém procurar, ou a procura for pequena? O tweet gerou uma onda de 1.400 cliques em 4 horas apenas - é um formato PUSH.

    E tem outra coisa: link patrocinado é propaganda direta feita por uma empresa! Mídia social é propaganda indireta baseda em testemunho pessoal ou indicação espontânea... um valor qualitativo muito maior!

    Mas gostei do seu contra-ponto!

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  3. Gilber,

    Também gostei da sua réplica, me fez refletir sobre um ponto: seria complicado fazer link patrocinado DE BUSCA para um produto/serviço tão inovador que ninguém ainda procurasse — teria que ser através de associações indiretas.

    Sua consideração faz sentido, MAS... ;-)

    Link patrocinado não é só busca. Na content network ele é praticamente idêntico ao banner. Com a vantagem de ser contextualizado com a página em que está sendo exibido.

    (continua...)

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  4. Na verdade, Gilber, o X da questão é que o modelo de banner cobrado em CPM é overpriced, em função da transposição conceitual de antigas mídias não-interativas (tv, jornal) que não permitem essa beleza que a net tem de se poder cobrar precisamente por prospect impactado (no momento do clique).

    Pra fechar, uma última observação: link patrocinado é EM TESE propaganda direta. Tem gente que vive de consultoria e intermediação de campanhas em LP. Exatamente como as agências de publicidade fazem no mundo "real" com os veículos tradicionais...

    Claro, tudo isso é apenas minha opinião, que pode ser uma tremenda besteira, motivo pelo qual permaneço anônimo e me poupo da vergonha. ;-)

    Um abraço!

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  5. Uma última observação: acho que esse lance das mídias sociais ainda leva um tempinho pra amadurecer.

    Quando o testemunho é REALMENTE espontâneo, beleza. Mas aí é força da natureza e do acaso...

    No contexto de uma campanha, ou a "mídia" é contratada, como no caso do Tas (e eu também tô curioso pra saber quanto custa!) ou é descaradamente manipulada, como no episódio do LG Renoir.

    No caso da Livina, acho que temos um pouco dos 2 exemplos que citei acima: o Cris provavelmente foi contratado pra escrever E também ganhou um mimo - e não vejo nenhum problema aqui, afinal não dá pra fazer review sem ter acesso ao produto.

    Acho que vai sair barato pra Nissan. A dúvida é: quantos carros serão vendidos a mais em função dessa iniciativa? ROI rules.

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  6. Anônima, isso tudo faz sentido!

    Abraço

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  7. adorreei esse blog parabens eu te add no twitter , sabe eu acabei de criar e num sei muito bemoq eu falo rsrs'

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