Pessoal,
nos últimos dias passei mais tempo acompanhando o twitter de perto com o objetivo claro de entender as dinâmicas em torno dessa rede.
Estou surpreso com o potencial para criar boas audiências. Fazendo uso do http://migre.me comecei a medir o resultado no clique.
De 5 posts (seja com o perfil da e-brand ou o meu) cheguei a alcançar 29 cliques! Isso representa mais de 10% de retorno quase que instantaneamente. O menor ficou com 9 cliques. Os números dos posts foram 29, 28, 28, 11 e 9 cliques.
O marcelotas (Uma lenda da TV e agora no CQC) alcança um pico de 4.187 cliques em um post. Vc sabe quando isso vale em mídia de banner online??????? 800 mil views ou quase R$ 40 mil reais considerando custo de mídia num portal. (nesse cálculo considerei 0,5% de taxa de clique em banners, e o CPM com o valor de R$ 50,00)
Ele possui quase 40 mil seguidores, e agora possui um jabá da Telefonica no seu perfil do Twitter. Quanto será que custou isso?
O que isso significa? Que marcas e principalmente PESSOAS serão cada vez mais importantes e influentes, e algumas poucas serão mais importantes do que veículos de comunicação. Fato consumado!
É preciso começar a dedicar mais tempo e esforço intelectual para entrar de cabeça nesse novo mundo. Ficar perdendo tempo no Twitter não tem valor nenhum para um profissional, mas aprender e ajudar a criar o novo, SIM ISSO TEM MUITO VALOR!
P.S. Essa reflexão me fez tomar a decisão de criar esse blog! Chega de apenas fazer download, viva a cultura do UPLOAD.
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Gilber,
ResponderExcluirSe me permite, acho essa conta meio furada. Um tweet tá mais pra link patrocinado (formato texto, limite de caracteres) do que pra banner em mega portal pago em CPM, que é um modelo falido.
Se chutarmos 0,25 o clique num link patrocinado, 4.000 cliques dá R$ 1 mil e não R$ 40 mil...
Pra exemplificar, vou te dar números de uma campanha no Google: 6 meses de duração, 54 milhões de impressões, 118 mil cliques... custo total: R$ 17 mil. Aqui o CPC foi ainda mais baixo, em torno de 0.15.
É isso, um abraço.
Anônimo, é uma pena vc não deixar o nome, se vc voltar, identifique-se! É uma questão de etiqueta digital :)
ResponderExcluirBom, considerando como link patrocinado, sua consideração faz sentido, MAS....
O modelo de assessoria de comunicação utiliza como métrica de ROI o espaço publicitário. Ou seja, se sai uma matéria sobre um produto num jornal ou revista, leva-se em consideração quanto custaria esse espaço caso a matéria fosse um anuncio.
Link patrocinado é totalmente ON DEMAND. E se ninguém procurar, ou a procura for pequena? O tweet gerou uma onda de 1.400 cliques em 4 horas apenas - é um formato PUSH.
E tem outra coisa: link patrocinado é propaganda direta feita por uma empresa! Mídia social é propaganda indireta baseda em testemunho pessoal ou indicação espontânea... um valor qualitativo muito maior!
Mas gostei do seu contra-ponto!
Gilber,
ResponderExcluirTambém gostei da sua réplica, me fez refletir sobre um ponto: seria complicado fazer link patrocinado DE BUSCA para um produto/serviço tão inovador que ninguém ainda procurasse — teria que ser através de associações indiretas.
Sua consideração faz sentido, MAS... ;-)
Link patrocinado não é só busca. Na content network ele é praticamente idêntico ao banner. Com a vantagem de ser contextualizado com a página em que está sendo exibido.
(continua...)
Na verdade, Gilber, o X da questão é que o modelo de banner cobrado em CPM é overpriced, em função da transposição conceitual de antigas mídias não-interativas (tv, jornal) que não permitem essa beleza que a net tem de se poder cobrar precisamente por prospect impactado (no momento do clique).
ResponderExcluirPra fechar, uma última observação: link patrocinado é EM TESE propaganda direta. Tem gente que vive de consultoria e intermediação de campanhas em LP. Exatamente como as agências de publicidade fazem no mundo "real" com os veículos tradicionais...
Claro, tudo isso é apenas minha opinião, que pode ser uma tremenda besteira, motivo pelo qual permaneço anônimo e me poupo da vergonha. ;-)
Um abraço!
Uma última observação: acho que esse lance das mídias sociais ainda leva um tempinho pra amadurecer.
ResponderExcluirQuando o testemunho é REALMENTE espontâneo, beleza. Mas aí é força da natureza e do acaso...
No contexto de uma campanha, ou a "mídia" é contratada, como no caso do Tas (e eu também tô curioso pra saber quanto custa!) ou é descaradamente manipulada, como no episódio do LG Renoir.
No caso da Livina, acho que temos um pouco dos 2 exemplos que citei acima: o Cris provavelmente foi contratado pra escrever E também ganhou um mimo - e não vejo nenhum problema aqui, afinal não dá pra fazer review sem ter acesso ao produto.
Acho que vai sair barato pra Nissan. A dúvida é: quantos carros serão vendidos a mais em função dessa iniciativa? ROI rules.
Anônima, isso tudo faz sentido!
ResponderExcluirAbraço
adorreei esse blog parabens eu te add no twitter , sabe eu acabei de criar e num sei muito bemoq eu falo rsrs'
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