quinta-feira, 7 de maio de 2009

Esquizofrenia do Twitter - A loucura de conversar com a multidão

Desde que criei minha conta pessoal no Twitter, fiz algumas experiências. Já falei sobre a o valor do twitter de um ponto de vista bem pragmático, levando em consideração a taxa de clique.

Bom, agora vou falar sobre a experiência de tentar seguir várias pessoas. A filosofia que criei até então foi seguir pessoas que são do Espírito Santo (Tuitosfera Capixaba). Quem é do ES e me adiciona, eu estou seguindo!

Confesso que é uma atividade bem difícil, pois:
  • muita gente escreve coisas que são muito pessoais (e eu não as conheço!),
  • outras exageram no numero de posts,
  • algumas pessoas preferem indicar notícias! (eu não quero o Twiiter para notícias)
  • ainda tem os “bom dia!” “fui!!!” e coisas sem noção!

Mas em meio a tanta confusão, aprendi a criar novos relacionamentos e contatos com pessoas que não conhecia, e isso é interessante. Algumas oportunidades me mostraram um uso efetivo do Twitter no dia-a-dia.

Transito em Vitória: fiquei preso num engarrafamento louco! Usei o celular para acessar o Twitter e encontrei o relato da @geek_girl e @rinapri falando que um carro pegou fogo na 3ª. ponte. Passei uns 20 minutos trocando informações sobre o acontecimento, outras pessoas também começaram a relatar o fato.

Passeio em Domingos Martins: fui a Campinho no final de semana e via Twitter consegui algumas informações úteis sobre o tempo e temperatura do local. Ainda ganhei o convite do @gustavorobertux para nos receber na cidade, uma grande cordialidade!

Contatos profissionais: uma boa ferramenta para buscar contatos e buscar profissionais. Estou usando muito para esse fim. Também é muito bom para avaliar como as pessoas usam o seu tempo, princiapalmente a sua equipe! :)

A experiência até então está sendo rica para entender essa dinâmica do Twitter. Mas acredito que comunicação N p/ N (muitos para muitos) não funciona quando você tem muitos seguidores (ainda mais se forem todos postar / escrever). Isso é pura esquizofrenia!

Até então, acredito que o modelo do Twitter seja muito bom para a comunicação 1 p/ N (uma pessoa fala para muitas!) e explorando o caráter viral (proliferação em rede).

Para o modelo de conversação aberta (N p/ N - falo com todos e ouço todos) acho que é possível construir com audiências menores ou com volume menor de posts. Não dá para acreditar que você vai conseguir conversação com uma multidão! Isso me lembra a idéia de manter uma lista de discussão por e-mail com muitas pessoas ou muitas mensagens trocadas: você acaba vivendo em função da leitura e respostas das mensagens!

Vou continuar exercitando o N/N, trabalhar esse novo paradigma e deixar a esquizofrenia do Twitter me levar...

...mas fica a pergunta: Você de fato conversa ou fica gritando no Twitter?

2 comentários:

  1. Na multidão existem pessoas com interesses distintos:
    1) Os que querem falar
    2) Os que querem ouvir
    3) Os que querem conversar

    Além disso ninguém está 100% do tempo no twitter.

    Se todo mundo quisesse conversar a todo instante seria impraticável ter mais que 20 pessoas no seu perfil :)

    Além disso, dependendo do uso, as conversas em prazo de validade menor no twitter, não faz sentido ler twittadas de 1 dia atrás, exceto daqueles que usam o twitter para divulgar links e artigos.

    É um exercício interessante e vc ainda vai descobrir muitas maneiras novas de utilizá-lo.

    ResponderExcluir
  2. Edney, fui ler o seu post sobre como você cresceu o número de seguidores http://www.interney.net/?p=9766710 e acabei encontrando aquilo que deduzi naturalmente (2 trechos do seu post):

    "Se você me segue saiba que estou interessado no que você quiser falar particularmente comigo, faça bom uso do direct, se alguém abusar será bloqueado, fato que felizmente ainda não aconteceu. Quanto ao que você fala publicamente eu confesso que não vejo..."

    "Eu tenho grupos de pessoas no Tweetdeck que acompanho com mais atenção são cerca de 280 pessoas atualmente. Para continuar lendo no iPhone acabei criando uma outra conta com essas mesmas pessoas."

    Isso reforça a minha convicção do modelo 1 p/N ou grupos menores para conversação aberta (N p/N).

    Ou você investe tempo no Twitter para ser uma referencia para uma multidão, ou vc utiliza para conversar com grupos menores.

    ResponderExcluir