terça-feira, 29 de junho de 2010

Os líderes das Organizações nas Redes Sociais


Muito podemos argumentar sobre o poder da cultura de rede dentro das organizações, e como é determinante a presença da alta gestão nesse desenvolvimento.

A presença do Abílio Diniz no Twitter para esclarecer o posicionamento da organização em relação a crise de imagem do Supermercados Extra com a publicação de um anúncio errado pelo Jornal Folha de SP, já é um forte argumento nesse sentido.

Por mais que a empresa (o supermercado) tenha publicado no seu Twitter um esclarecimento sobre o fato, a figura de credibilidade e liderança do Abílio Diniz gerou uma onda de repercussão positiva que ajuda a minimizar a crise (exemplos: o que o Marcelo Tas e IDG Now publicaram logo após tweet do Diniz)

São nos momentos de crise que os líderes das organizações e as pessoas mais influentes junto a opinião público podem interceder positivamente e atuar como interlocutores.

E ai fica uma boa reflexão: basta ter perfis corporativos nas redes para gerenciar crises de imagem? Não é mais legítimo aproximar as pessoas da organização e suas lideranças c/ a opinião pública através das redes sociais?

E os líderes de sua organização, estão presentes e disponíveis a exercer esse papel?

P.S. será que em breve vamos assistir via Twitter negociações de crises diplomáticas entre as grandes nações? Veja o retweet do Presidente Obama sobre as boas vindas da Casa Branca à Presidencia da Russia no Twitter.

4 comentários:

  1. É Gilbert, esse é um belo exemplo de que em redes sociais, posts pessoais são muito mais relevantes para as pessoas do que os posts corporativos, principalmente no Twitter.

    ResponderExcluir
  2. Em relação às perguntas para reflexão:

    1) Obviamente não. Gerenciamento de crises é naturalmente muito complexo - ter presença nas redes é apenas o requisito mais básico.

    2) Sim, e esse é um dos motivos mais claros pelos quais as mídias sociais crescem e se tornam cada vez mais importantes para a sobrevivência das empresas. A credibilidade e relevância da publicidade para estabelecer conexões entre empresa e consumidor está cada vez menor.

    E não, provavelmente não iremos assistir via Twitter negociações de crises diplomáticas entre as grandes nações. É um assunto muito crítico e que exige muita privacidade para um meio de comunicação restrito a 140 chars e público.

    Melhor material para reflexão: é crucial deixar evidente a face e o nome do indivíduo por trás das comunicações de uma empresa, principalmente nas redes sociais?

    ResponderExcluir
  3. Na minha opinião é crucial sim. As pesquisas apontam que em redes sociais o que impera é o relacionamento pessoal (entre pessoas) e com pouco espaço para o relacionamento institucional. É isso que está tirando o sono dos departamentos de marketing, pois os velhos métodos já não funcionam nesse novo meio. A busca agora é pelo 'engagement', algo bem diferente do simples 'recall', como eram medidos os meios de comunicação usuais. Isso tem a ver com confiança, e segundo as pesquisas, pessoas confiam muito mais em pessoas do que em instituições.

    ResponderExcluir
  4. Concordo Igor. Essa é a grande lição desse incidente...

    ResponderExcluir